Brasil Econômico


Presidente do Procon Maranhão, Duate Júnior, aconselha consumidores a se informarem sobre  asseguração de direitos
iStock
Presidente do Procon Maranhão, Duate Júnior, aconselha consumidores a se informarem sobre asseguração de direitos

Comemorado nesta quarta-feira (15), o Dia Internacional do Consumidor coincidiu com o período inicial dos saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o que de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), José Carlos Magalhães Pinto, significa que consumidores podem gastar o valor em eletrodomésticos e roupas, abrindo mão de algumas prioridades, como o pagamento de dívidas.

Leia também: Confira dicas para evitar problemas com lojas online no Dia do Consumidor

“Eu diria que, na maioria das contas, os saques são pequenos, então esse dinheiro ou vai para quitar dívida ou para o consumo que está guardado na gaveta. Geralmente, vestuário e eletrodoméstico são os setores mais privilegiados com a entrada de dinheiro extra no comércio”, afirmou Magalhães Pinto acerca da predileção dos consumidores .

Prioridades

Para o presidente da CDL-DF, o comércio pode se beneficiar dos saques em diferentes datas comemorativas, já que o dinheiro será liberado em partes, conforme os dias determinados no calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal. Com isso, sugere que o consumidor priorize os pagamentos de dívidas antes da realização de qualquer compra.

“Com certeza, muitas empresas colocarão produtos em oferta hoje, vão oferecer algum tipo de serviço a mais porque nós vivemos do consumidor. É muito difícil dar palpite no dinheiro dos outros, mas a nossa orientação é primeiro quitar as dívidas, negociar os juros. Porque aí a pessoa fica mais tranquila e pode fazer um consumo mais consciente”, explicou.

Você viu?

O presidente do Procon Maranhão e diretor dos procons Nordeste, Duarte Júnior, também fez recomendações diante a data. "É de extrema importância refletir acerca de seu consumo, comprando somente aquilo que pode pagar e aquilo que, de fato, precisa. Especialmente nesse período de saque do FGTS, é importante que ele utilize esse recurso para buscar maior equilíbrio econômico-financeiro".

Leia também: Aplicativo ajuda consumidor a encontrar eventos com comida de rua

Inadimplência

De acordo com um levantamento elaborado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de inadimplentes tem caído significantemente, principalmente no Distrito Federal, com decréscimo de 8,21%. Enquanto a média do País registrou recuo de 3,53%. Além disso, o número de endividados caiu 4,62% na capital federal, ante a alta de 0,41% na média nacional.

Para Magalhães Pinto, esse movimento observado na inadimplência do DF é consequência da política de governos distrital e federal em relação aos pagamentos nos prazos estipulados e aos salários dos funcionários. “Ao contrário de muitos estados, o governo daqui está pagando em dia. Isso faz com que o número de inadimplentes do DF caia mais rapidamente”.

Mecanismos de defesa

Já o presidente do Procon Maranhão orientou que os consumidores procurem se informar sobre medidas de acionar o Procon de seu respectivo estado para a busca e asseguração de direitos. "Estamos vivendo um momento em que o consumidor tem voz e essa voz está sendo ouvida. Hoje, ele tem vários canais de comunicação, aplicativos para telefone celular, sites e uma grande expansão dos órgãos de defesa, que permite que essas denúncias sejam atendidas".

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Saiba como aproveitar o Dia do Consumidor para atrair clientes

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!