Brasil Econômico

Com nova redução de juros, estima-se  diminuição nas dívidas do cartão de crédito e altas taxas de juros
shutterstock
Com nova redução de juros, estima-se diminuição nas dívidas do cartão de crédito e altas taxas de juros

Após quase todos os bancos privados e estatais como o Santander, Bradesco e Itaú, anunciarem redução na taxa de juros cobrada no rotativo do cartão de crédito, foi a vez do Banco do Brasil (BB) informar novos valores. As novas taxas anunciadas nesta quarta-feira (15) são variaveis em 1,92% a 9,79% ao mês para o rotativo e no parcelado, as variações ficam entre 1,91% a 9,38%.

Leia também: Gastos com juros podem cair pela metade com nova regra do cartão de crédito

Vale lembrar que em janeiro, o BB foi um dos primeiros a divulgar a redução dos juros do cartão de crédito , com decréscimo de 4 pontos percentuais na modalidade. De acordo com o economista e diretor-executivo de estudos econômicos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, a medida é adequada e benéfica para bancos e clientes.

“Boa para o cliente porque ele hoje paga uma taxa, em média, de 15% ao mês e vai poder parcelar a dívida com uma taxa menor. Deve reduzir pela metade. E bom para o banco, mesmo ele ganhando menos, porque com um juro menor o risco de o cliente não pagar a dívida é menor também”, explicou.

O diretor da Anefac ainda aproveitou para frisar que o novo anúncio do banco público foi motivado por taxas informadas posteriormente por outros bancos. “O Banco do Brasil foi um dos primeiros bancos a anunciar a redução de taxa de juros do rotativo quando o governo mudou a regra. Só que depois vieram os outros bancos, Santander, Bradesco e Itaú anunciando uma taxa uma pouco menor. Então, essa taxa agora está dentro do que os demais haviam anunciado”.

Você viu?

Leia também: Taxa de juros do rotativo do cartão de crédito bate novo recorde e atinge 486,8%

Taxas de juros

Segundo o Banco do Brasil,  cinco faixas de taxas de juros para cartões que devem variar de acordo com o recebimento de proventos pelo banco e tipo de cartão utilizado por cada cliente serão aderidas.

“O destaque vai para as taxas válidas para cartões Ourocard Elo Nanquim, que passa de 5,10% ao mês para 1,92%, significando uma redução de mais de 3 pontos percentuais. Também foram reduzidas as taxas do parcelado para esses cartões, saindo de 3,13% ao mês para 1,91%”, comunicou o BB por meio de uma nota oficial.

Contudo, Oliveira ainda observou que será necessário aguardar que as novas regras entrem em vigor para saber o real funcionamento da aplicação das taxas no sistema bancário. Porém, que considera uma medida positiva, uma vez que “considerando a taxa de hoje, qualquer redução é bem-vinda”.

Mudanças

Com as regras divulgadas no final de 2016 e que estão previstas para entrar em vigor no dia 3 de abril, após o consumidor entrar em crédito rotativo, o banco deverá oferecer depois de 30 dias um parcelamento do saldo. Dessa forma, será mais fácil combater dívidas do cartão de crédito e altas taxas de juros.

Leia também: Cartão de crédito tem uso do rotativo limitado em um mês

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!