Brasil Econômico

De acordo com consutor de empresas, medidas para recuperação do setor industrial não são imediatas
shutterstock
De acordo com consutor de empresas, medidas para recuperação do setor industrial não são imediatas

Entre 2015 e 2016, a retração no setor industrial diminuiu de 6,3% para 3,8%. Com isso, já se era possível notar uma leve recuperação, porém, como o momento ainda é considerado delicado, grandes investimentos no setor ainda não são os mais indicados devido aos riscos presentes.

Leia também: Medidas do FGTS injetarão R$ 48 bilhões na economia, projeta governo

"PIBs, negativos em 2015 e 2016 não são bons alicerces para 2017, mas algumas ações econômicas no segundo semestre de 2016 foram início de preparação de um solo fértil aos exercícios seguintes. O setor industrial , por exemplo, apresenta tímida recuperação em alguns ramos", afirmou o especialista, consultor de empresas e CEO do Grupo Bahia Associados, Jorge Bahia.

Ainda com a instabilidade na indústria, algumas medidas foram adotadas pelo governo no segundo semestre do ano passado para que houvesse uma reação do setor. Em consequência, era estimado que o impacto também chegasse ao comércio e ao setor de serviços, alavancando o fim da recessão. Para o especialista, "o agronegócio é um oásis nesse deserto da crise, e setores industriais ligados diretamente a ele podem puxar essa recuperação".

Você viu?

Prevenção de riscos

No entanto, se faz necessário que o controle do fluxo econômico e financeiro receba uma atenção maior, uma vez que trabalhar bem o controle de pilares econômicos da atividade industrial pode trazer resultados positivos e auxiliares para a recuperação.

Leia também: Confira dicas para evitar problemas com lojas online no Dia do Consumidor

O consultor ainda destaca que evitar empréstimos e operar com recursos próprios, negociações de preços e prazos de pagamento junto a fornecedores, administrando assim um controle rígido de estoques podem ser algumas alternativas a serem executadas pelas empresas para trazer a bonança de volta à indústria neste ano.

"A recessão pela qual o país está passando é muito crítica. As políticas econômicas implementadas nos últimos anos foram degradadoras, não devemos esperar que as medidas recentemente implementadas tragam resultados imediatos. É necessário termos essa maturidade política para definirmos questões estratégicas e não ficarmos com propostas populistas e ilusionistas a cada quatro anos", ressaltou Bahia.

Dessa forma, é fundamental que o setor industrial esteja preparado para as transições previstas para 2017, o que abrange ajustes e acertos em diferentes segmentos e setores do mercado.

Leia também: Justiça bloqueia a cobrança pelo despacho de bagagens anunciada pela Anac

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!