A Receita Federal libera nesta quarta-feira (8) a partir das 9h da manhã a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física referentes aos exercícios de 2008 a 2016. O crédito dos valores será feito a partir do dia 15 de março.
Leia também: PIB fecha 2016 em retração de 3,6% em pior recessão econômica vivida pela País
A Receita Federal afirmou que será disponibilizado aos contribuintes mais de R$ 281.471.374,67, sendo que desse total, R$ 83.689.576,62 serão destinados aos contribuintes que se enquadram no Art. 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 26.921 idosos e 1.851 brasileiros com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Para verificar se está na lista dos que têm direito a receber a restituição do imposto de renda, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal ou entrar em contato por telefone pelo canal Receitafone no número 146.
Consulta
A Receita Federal informou ainda que ao consultar a página na internet no serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante a entrega de declaração retificadora e evitando problemas com a malha fina.
Você viu?
Leia também: Mulheres ainda recebem salário inferior ao dos homens, aponta pesquisa
Outra forma de verificar a disponibilidade da restituição do IR é por meio do aplicativo desenvolvido para tablets. Com ele Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Esse pagamento remanescente dos anos de 2008 até 2016 ficará disponível ao contribuinte durante um ano no banco informado pelo mesmo na entrega da declaração. Caso o resgate do valor não seja feito dentro de 12 meses, será necessário fazer requerimento por meio da internet mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.
A Receita Federal informou ainda que caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 número de atendimento nas capitais, 0800-729-0001 nas demais localidades e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
* Com informações da Agência Brasil
Leia também: Correios Celular: estatal lança serviço de telefonia móvel