Brasil Econômico

Não deixe para última hora! Receita começa a receber declarações do IR 2017 nesta quinta-feira (2)
iStock
Não deixe para última hora! Receita começa a receber declarações do IR 2017 nesta quinta-feira (2)


A partir desta quinta-feira (2) o contribuinte pode entregar a declaração do Imposto de Renda 2017 à Receita Federal. O prazo vai até o dia 28 de abril às 23h59 e quem não entregar no prazo terá de pagar multa de R$ 165,74 até  20% do imposto devido.

Leia mais: Tire 20 dúvidas sobre como declarar seu veículo

Mesmo com dois meses para entrega da declaração do Imposto de Renda, a orientação é que o contribuinte não deixe para a última hora, para não correr o risco de sofrer com a sobrecarga no sistema. Além disso, quanto antes à declaração for entregue, mais rápido a Receita Federal paga a restituição do IR.

Você viu?

A restituição do Imposto de Renda será feita em sete lotes entre junho e dezembro. O primeiro será em 16 junho. As demais datas serão 17 de julho, 15 de agosto, 15 de setembro, 16 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro. Quem entregar a declaração do IRPF antes receberá antes sua restituição.

Muitos brasileiros optam por fazer a declaração sem a ajuda de um profissional de contabilidade e isso costuma fazer com que muitos caiam na malha fina. Para evitar que isso ocorra – só no ano passado mais de 600 mil brasileiros tiveram a declaração retida pelo Fisco  – a Receita Federal instrui que o contribuinte procure os postos de atendimento para evitar transtornos futuros.

Para ajudar a Receita disponibilizará até o dia 28 de abril o Plantão Tira Dúvidas, na unidade da Receita Federal localizada na Avenida Pacaembu, 715, no bairro do Pacaembu, próxima à estação Marechal Deodoro do metrô.

Leia também: IR 2017: especialista lista as mudanças deste ano 

O serviço é prestado pela Delegacia Especial de Pessoas Físicas de São Paulo (Derpf) de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Não é necessário agendar. O atendimento é exclusivo para dúvidas pertinentes ao preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano.

Serviço 

Plantão Tira Dúvidas sobre o Imposto de Renda Pessoa Física 2017 
Local: Avenida Pacaembu, 715 - Pacaembu - São Paulo 
Período: 2 de março a 28 de abril 
Horário: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 16h 
Não é necessário agendar. Distribuição de senhas no mesmo horário ]

Leia mais: Receita Federal libera programa para declaração do Imposto de Renda

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!