Brasil Econômico

De acordo com CNC, o índice cresceu 1% em fevereiro na série com ajuste sazonal e na comparação com o mesmo período de 2016, atingindo 95,5 pontos
shutterstock
De acordo com CNC, o índice cresceu 1% em fevereiro na série com ajuste sazonal e na comparação com o mesmo período de 2016, atingindo 95,5 pontos

Informações divulgadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontaram um crescimento de 18,6% na confiança dos empresários do comércio ao longo de fevereiro, em comparação com o mês anterior. De acordo com a entidade, essa foi a oitava taxa positiva consecutiva nesta base de comparação.

LEIA MAIS: Comércio atacadista elimina mais de 12 mil empregos em dezembro

O índice cresceu 1% em fevereiro na série com ajuste sazonal e na comparação com o mesmo período de 2016, atingindo 95,5 pontos. O resultado, contudo, continuou abaixo dos 100 pontos, indicando que os comerciantes estão atentos às condições atuais do mercado de trabalho e às restrições de renda. "Apesar da redução do ritmo de queda nas vendas, os tomadores de decisão do varejo mantêm cautela diante de incertezas quanto à recuperação tanto deste mercado de trabalho como da restrição da renda”, afirmou a CNC por meio de comunicado.

Em nota, a economista da CNC, Izis Ferreira, explicou que a melhora da confiança dos empresários do setor está relacionada com as reformas e propostas de ajustes feitas pelo governo, além de ser fortemente influenciada pela queda das taxas de juros e à redução da inflação. Segundo ela, esses fatores tornam o ambiente propicio para investimentos, estimulando a confiança dos comerciantes.

Avaliação

A avaliação dos comerciantes. levando em consideração as condições atuais da economia. apresentou melhora de 11,5% em fevereiro. Vale lembrar que neste mês, cerca de 79,4% dos varejistas participaram da avaliação, contra 81,4% em janeiro. Cerca de 6 mil empresas em todas as capitas do País participam da pesquisa, sendo os índices apurados mensalmente com escala variante de 0 a 200 pontos.

Você viu?

LEIA MAIS: Apenas 17% da população guarda recursos  para aposentadoria, diz pesquisa

Expectativas

Em relação ao comportamento futuro da economia, houve queda no otimismo do empresariado pela terceira vez consecutiva, indo de 82,2% em dezembro para 73,8% em fevereiro. Vale lembrar que em janeiro o percentual era de 75,5%.

LEIA MAIS: Previdência: empresas respondem por quase três vezes o deficit do setor

 “A retração das expectativas mostra que no curto prazo os comerciantes ainda não enxergam retomada das vendas, principalmente por conta da manutenção das condições do mercado de trabalho e da restrição da renda das famílias”, afirmou a economista da CNC.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!