Receita Federal informa que brasileiros residentes de forma legal no exterior tem que declarar situação
iStock
Receita Federal informa que brasileiros residentes de forma legal no exterior tem que declarar situação


Em breve a Receita Federal libera o acesso ao programa para entrega da declaração do Imposto de Renda 2017, porém quem está fora do País, a trabalho ou estudo, por exemplo, tem até o dia 28 de fevereiro para informar a situação.

 LEIA MAIS: Receita Federal libera calendário para declaração do imposto de renda; confira

Segundo a especialista em legislação tributária do Brasil e dos Estados Unidos, Melissa Fernanda, deve entregar a declaração a Receita Federal apenas as pessoas que deixaram o País de forma definitiva. “É fundamental que os expatriados – pessoas que residem legalmente em outro país – apresentem Comunicação de Saída Definitiva do País dentro do prazo”, disse.

Melissa explicou ainda que a entrega desse documento, o de Comunicação de Saída Permanente do Brasil, este ano envolve pessoas que no ano passado, em 2016, saíram de forma legal do Brasil.  Quem deixou o país em 2015 de forma temporária e ficou ausente por, no mínimo, 12 meses consecutivos também deve cumprir a obrigação.

Você viu?

“Na primeira situação, o prazo para enviar à Receita começa na data em que o indivíduo saiu do país. Já no segundo caso, conta-se a partir do dia seguinte àquele em que se completou um ano de ausência, quando o indivíduo se torna não residente”, explicou a especialista.

Declaração de Saída Definitiva 

A Comunicação de Saída Definitiva não pode ser confundida com outra obrigação fiscal importante para aqueles que residem no exterior, de nome parecido: a Declaração de Saída Definitiva, que deve ser apresentada entre o primeiro dia útil de março e o último dia útil de abril do ano posterior ao da saída definitiva ou da caracterização da condição de não residente.

LEIA MAIS: Antecedência é o segredo para não cair na malha fina do Imposto de Renda

“A Declaração de Saída Definitiva é independente da Comunicação de Saída Definitiva, e é obrigatório o envio de ambos os documentos”, ressalta Fernandes. Deixar de entregá-los expõe ao fisco brasileiro os rendimentos provenientes de fontes situadas no Brasil e no exterior. O cidadão ficaria, então, obrigado a enviar a Declaração de Ajuste Anual como se fosse residente no Brasil.

 Não entrega

Se a Declaração de Saída Definitiva for entregue com atraso, as penalidades são iguais às da Declaração de Ajuste Anual: multa de 1% ao mês ou fração de atraso sobre o imposto de renda devido. O valor mínimo é de 165,74 reais e o máximo é de 20% do imposto devido, valores esses estipulados pela Receita Federal. “O expatriado que apresentar a Comunicação e a Declaração à Receita não precisa cumprir as obrigações novamente enquanto permanecer no exterior nem declarar o Imposto de Renda no Brasil”, acrescenta a consultora.

LEIA MAIS: Tabela do Imposto de Renda será corrigida em 5% em 2017

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!