Brasil Econômico

Além da reforma da Previdência, o governo federal também mantém em andamento o Projeto de Lei 6.787/16, que trata da reforma trabalhista. A proposta tenta estabelecer mudanças em questões como carga horária, férias e o horário de almoço dos empregados. Segundo especialista em Direito do Trabalho, o texto tem alguns pontos positivos, mas também traz itens críticos, em especial os que se referem ao trabalho temporário.

LEIA MAIS: Reforma trabalhista não envolve aumento de jornada nem fim do 13º, diz ministro

Entre os pontos considerados positivos da reforma trabalhista , estão a manutenção de parte dos benefícios do trabalhador e a revisão de leis consideradas ultrapassadas. A principal argumentação do governo é que a reforma ajudará a reduzir a taxa de desemprego no País. Em audiência pública da Comissão Especial na Câmara dos Deputados, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou que o projeto não permite o aumento da jornada e a retirada de direitos adquiridos.

Para Marcos Aurélio de Abreu, há diversos pontos na reforma trabalhista além da reforma governamental
iStock
Para Marcos Aurélio de Abreu, há diversos pontos na reforma trabalhista além da reforma governamental

LEIA MAIS: Projeto de Lei quer legalizar contratação de funcionários com multifunções

Você viu?

"O direito que estamos perseguindo para alcançar, na sua plenitude, é o direito ao emprego. A verdade é que todos nós temos falhado, porque não temos conseguido garantir o direito de emprego pleno para os brasileiros", disse. No entanto, especialistas garantem que a história não é bem assim. Segundo o presidente da Employer, empresa especializada em recursos humanos, Marcos Aurélio de Abreu, há diversos pontos que estão além da propaganda governamental.

"Da maneira como foi redigido, o Projeto de Lei traz mais dificuldades do que facilidades para o aumento do emprego. E descaracteriza o trabalho temporário ao equipará-lo ao contrato de prazo determinado, tirando a sua flexibilidade de prazo", alerta Abreu. Segundo ele, o texto da proposta cria uma confusão entre o modelo de contrato temporário e a terceirização.

O primeiro é caracterizado como uma intermediação de emprego feita por uma agência privada, autorizada pelo governo para recutar, selecionar e administrar o empregado que vai trabalhar por um período de até três meses. Se a empresa precisar, a agência pode solicitar ao governo a prorrogação do trabalho por mais três meses. Na proposta do governo, o tempo máximo de contrato é de 120 dias.

LEIA MAIS: Governo está convicto em ano de retomada da economia, diz ministro

A ampliação é vista por Abreu como um ponto positivo, já que garante ao trabalhador mais um mês de renda e benefícios proporcionais. De acordo com ele, este ponto da proposta de reforma trabalhista é positivo em um ano que a economia ainda sofre os efeitos da recessão e desencadeia a redução de empregos efetivos e temporários. Em 2016, por exemplo, houve menos contratações durante o Natal.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!