Pesquisa também mostrou que área com maior destaque em São Paulo foi a de cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais, que faturou R$ 30 milhões

Brasil Econômico

Foram criadas mais de 45 mil lojas virtuais no Estado de São Paulo ao longo de 2016
iStock
Foram criadas mais de 45 mil lojas virtuais no Estado de São Paulo ao longo de 2016

O número de pessoas que abriram uma loja virtual no Estado de São Paulo aumentou em quase 30% em 2016, na comparação com o ano anterior. De acordo com levantamento feito pela Loja Integrada – plataforma para a criação de lojas virtuais –, foram criadas 45.362 lojas online no ano passado. O número de pedidos na internet também deu um salto, passando de 388.852 em 2015 para 911.298 no ano passado, quase o triplo.

LEIA MAIS: Programa de Regularização Tributária quer arrecadar R$ 10 bilhões

A pesquisa também mostrou que o segmento com maior destaque entre as lojas virtuais em São Paulo foi o de cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais. Em 2016, esse nicho faturou quase R$ 30 milhões somente na plataforma. Outros segmentos que também apresentaram bons resultados foram Moda e Acessórios, com crescimento de 14,67% e Casa e Decoração com um faturamento 10,37% maior que em 2015.

“O e-commerce vive um bom momento no país porque cada vez mais as pessoas compram pela internet. A economia e a praticidade são algumas das vantagens para quem compra. Para quem vende, o investimento inicial e o risco são muito baixos. Abrir uma loja virtual é simples e prático”, diz Adriano Caetano, especialista em comércio eletrônico e diretor da Loja Integrada.

LEIA MAIS: Advogado dá dicas de como investir com segurança em startups

A lojista Sibelle Alves, fundadora da Sibelle Modas, viu no comércio eletrônico uma “grande saída”. A empresária está há 19 anos no mercado, mas só há três abriu a loja virtual. “Eu vendia de porta em porta e não tinha um retorno tão bom. Com as vendas pela internet, o negócio prosperou de um jeito que eu tive que, além de alugar uma sala para perto das confecções para o estoque, também tive que contratar mais duas pessoas para me ajudar”, conta. 

Ciclo MPE.net

Quem pensa em investir no e-commerce em 2017 pode aproveitar o evento Ciclo MPE.net, que acontece em São Paulo, no próximo dia 16 de fevereiro, para pegar algumas dicas. Durante todo o evento, serão ministrados seminários gratuitos para capacitar micros e pequenos empreendedores interessados em abrir uma loja na internet ou aprimorar o seu negócio.

LEIA MAIS: Cerca de 49,2% das famílias afirmaram estar endividadas, diz Fecomercio-SP

Entre as palestras, está o especialista em comércio eletrônico Adriano Caetano, que vai falar sobre como escolher a plataforma ideal para as lojas virtuais. O Ciclo MPE é iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.