Para não entrar em uma roubada na hora de abrir uma franquia, é importante valorizar o processo seletivo e ler atentamente ao contrato de negócios

Brasil Econômico

É importante que o planejamento seja muito bem feito antes de abrir uma franquia
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É importante que o planejamento seja muito bem feito antes de abrir uma franquia

Abrir uma franquia pode ser uma boa opção para quem tem o sonho de ter seu próprio negócio ou conseguir uma renda extra. Apesar disso, é importante ter alguns cuidados para não entrar numa roubada.

Buscando ajudar quem pensa em abrir uma franquia e quer evitar qualquer tipo de problema, Felipe Rossetti é sócio fundador da Piticas, fez uma lista apontando alguns pontos primordiais na hora de escolher uma empresa para trabalhar junto. Confira:

1) Autoconhecimento

É preciso que, antes de buscar opções, o empreendedor detecte em que mercado deseja investir. É preciso ter identificação com o produto que pretende vender. Por exemplo, não faz sentido escolher uma marca como a Piticas quando não existe o mínimo de admiração e vontade de trabalhar com o universo geek ou no nicho de vestuário.

2) Valorize o processo seletivo

Não tome decisões precipitadas. Marque encontros com diversas redes para comparar e escolher a melhor. Por mais que a história de uma empresa seja atraente, conheça outras até encontrar a que mais se assemelha ao seu método de trabalho.

3) Investigação refinada

É indispensável dedicar um bom tempo para fazer pesquisas, apurar e entender o sobre o que está prestes a aderir é essencial. Após sanar dúvidas com o franqueador, solicite o Circular de Oferta de Franquias. Esse documento é obrigatório como descrito na Lei nº 8.955 e deve ser entregue antes de fechar qualquer acordo ou realizar pagamentos. O COF carrega informações valiosas, como o contato de atuais e ex-franqueados. Apure o máximo de informações com esses profissionais, pois eles trarão opiniões sinceras dos prós e contras de aceitar essa parceria.

4) Encontre a localização perfeita

A localização exerce impacto direto nas vendas. Dados da Associação Brasileira de Franchising indicam que, nesse segmento, o prazo médio para o retorno de investimento é de 24 a 36 meses. Então, a triagem deve ser feita com rigor para alcançar essa meta o mais rápido possível. Se for ficar dentro de algum estabelecimento, verifique as possibilidades e a concorrência. Cuidado com os serviços e produtos que já foram saturados naquele espaço. Não arrisque em um quiosque de cupcakes, se já há opções de bolinhos por perto.

5) Leia o contrato com atenção

O contrato sempre deve ser levado a sério. Verifique se a taxa de franquia (valor cobrado pela adesão ao sistema) e a taxa de royalties (quantia paga pela utilização da marca) cumprem com o que foi acertado durante a negociação. Se necessário, contrate um advogado de confiança para avaliar a papelada e esclarecer artigos.