Brasil Econômico

Também é possível fazer a consulta ao lote residual do Imposto de Renda por meio do aplicativo
iStock
Também é possível fazer a consulta ao lote residual do Imposto de Renda por meio do aplicativo

O lote multiexercício das restiuições residuais do Imposto de Renda referente aos exercícios de 2008 a 2016 estará disponível na próxima quarta-feira (8), a partir das 9h. As informações são da Receita Federal.

LEIA MAIS: Venda de máquinas agrícolas cresce 74,9% e de carros tem queda de 5,2%

Será efetuado o crédito bancário para 115.831 contribuintes no dia 15 de fevereiro, totalizando R$ 250 milhões em restituições do Imposto de Renda . Desse total, R$ 70.516.406,56 são destinados a idosos (15.543 contribuintes) ou pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (1.505).

O contribuinte que deseja saber se teve a declaração liberada deve acessar a página da Receita  ou ligar para o Receitafone (número 146.) Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possívelacessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Você viu?

LEIA MAIS: Preço da cesta básica cai em 20 capitais brasileiras, diz Dieese

Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo para tablets e smartphones, que facilita o acesso às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele, torna-se possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal as informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Prazo para resgate

A partir do momento em que é liberada, a restituição fica disponível no banco durante o período de um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate dentro do prazo estipulado, será preciso que ele faça um requerimento online, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

LEIA MAIS: BM&F Bovespa anuncia escolhido para programa de formador de mercado

Soluções

Se o contribuinte registrar algum problema na liberação dos valores e perceber que a restituição do Imposto de Renda não foi creditada, será preciso entrar em contato com alguma das agências do Banco do Brasil ou fazer ligação para algum dos números do da Central de Atendimento. Com isso, é possível realizar o agendamento do crédito – que pode ser destinado a uma conta corrente ou conta poupança no nome do contribuinte em qualquer banco.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!