Henrique Meirelles afirma que o País sai da recessão econômica ainda no primeiro trimestre
Agência Brasil
Henrique Meirelles afirma que o País sai da recessão econômica ainda no primeiro trimestre


Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a recessão econômica do Brasil terá fim ainda no primeiro trimestre. Para o ministro, o País vai registrar crescimento médio de 2% no quarto trimestre de 2017 em relação aos últimos três meses de 2016. A afirmação vai de encontro com a estimativa de Meirelles feita em dezembro. 

LEIA MAIS: Aprovação da reforma da Previdência será prioridade do governo no próximo ano

 “A nossa expectativa é que, sim, sai da recessão, significando que crescerá (a economia) a uma taxa moderada no primeiro trimestre, mas já entra em uma trajetória de crescimento durante o ano e, consolidando isso, nós teremos um crescimento”, disse Henrique Meirelles durante sua participação evento do banco Credit Suisse em São Paulo.

O ministro explicou ainda que as estimativas do governo é que a recuperação econômica brasileira aconteça sem altos e baixos acentuados, o que Meirelles identificou como “padrão voo de galinha”.

Retomada econômica

O ministro da Fazenda usou os termos 'sustentado' e 'sustentável' para explicar o rumo que a equipe do governo estima que a economia do País tenho ao longo deste ano.  “(A expectativa é) o Brasil, durante o correr do ano, entrar em uma rota de crescimento sustentado e sustentável, que significa o seguinte: é importante que nós possamos de fato nos livrar de uma vez por todas desse padrão voo de galinha, o Brasil crescer alguns anos e depois cai o crescimento e entra em uma recessão”, disse.

Você viu?

A explicação para a retomada da economia ainda no primeiro trimestre e para que o País não passe mais por tantos momentos de instabilidade, segundo Meirelles, é o efeito do ajuste fiscal e das reformas que estão sendo implementadas no País.

LEIA MAIS: Governo trabalha com expectativa de crescimento no primeiro trimestre de 2017

“Temos que entrar em uma rota de crescimento estável. Tem ciclos econômicos, é normal, é inevitável, mas sair desse padrão de ciclos acentuados de crescimento e queda. E isso vem como resultado da evolução na solução dos problemas fundamentais, do ajuste fiscal”, destacou ele.

Investidores

Em sua fala aos investidores presentes no evento em São Paulo, Henrique Meirelles, afirmou que a retomada da economia brasileira já é visível e os resultados positivos no desempenho de diversos setores no País evidenciam que o Brasil está saindo do período de recessão.

“Tirar o Brasil desta crise é fundamental e isso já está acontecendo. Diversos setores já começaram a crescer em dezembro. Automóvel já cresceu, também transporte pesado, relacionado a isso, pedágio de transporte pesado nas rodovias e pedágio de transporte leve. A produção industrial cresceu no mês de dezembro, o que significa que o País já está em um processo de retomada.”

*Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS: Em Davos, Meirelles chama FMI de conservador e confirma previsão menor do PIB

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!