A reunião prevista para esta segunda-feira (23) entre presidente da República Michel Temer, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, para anunciar o acordo entre o governo federal e o estado para a recuperação financeira do Rio, foi adiada por conta do acidente que vitimou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki.

LEIA MAIS: Privatização pode ser solução para crise no Rio de Janeiro, aponta Meirelles

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fala em privatização para tirar economia do Rio de Janeiro do buraco
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fala em privatização para tirar economia do Rio de Janeiro do buraco


De acordo com a Fazenda o adiamento ocorreu, pois o governo federal precisa repassar ao Supremo Tribunal Federal a formatação jurídica do acordo firmado entre o governo federal e o estadual. Com o acidente ficou decidido que o anuncio será feito na quinta-feira (26). O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, antecipou seu retorno para Brasília – ele foi um dos representantes do governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça – e retornou ao Brasil antes para participar das negociações para a conclusão do acordo das medidas de ajuste fiscal no Rio.

 Fórum Econômico Mundial

Em entrevista a jornalistas durante o Fórum Econômico Mundial, Meirelles disse que o governo federal está aberto a discutir medidas de ajuste com qualquer estado em dificuldade financeira, mas deu a entender que poucos estados precisem recorrer a essas renegociações.

Você viu?

LEIA MAIS: Em crise financeira, governo do Rio prevê déficit de R$ 17 bilhões em 2017

Crise no Rio

A situação caótica no Rio de Janeiro tem como causa a queda do preço do petróleo e a crise econômica, que diminuíram as receitas do estado, e faz com que  o governo fluminense tenha dificuldades para pagar fornecedores, além de atrasar o salário dos servidores.

Anteriormente o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles afirmou que existem diversas formas de recuperar a saúde financeira do Rio de Janeiro, sendo que uma delas poderia ser por meio de privatizações. Em reunião com o governador do Rio no dia 12 de janeiro, Meirelles afirmou que, mesmo o estado a se encontrar em situação dramática – saúde em colapso, dívidas, atraso nos pagamento de salários dos servidores e tantos outros débitos – é inviável novos empréstimos ao Rio de Janeiro. Uma das soluções propostas na época foi estudar a possibilidade de privatizações para alavancar a economia local.  

*Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS: Governo do Rio recorre a bancos de SP em busca de alívio para crise financeira

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!