Em reposta a informações veiculadas sobre a revisão da proposta do saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o presidente da República, Michel Temer, afirmou que não haverá limitação de valor para o saque dos valores que estão parados.

LEIA MAIS: Governo passa a autorizar saque do FGTS para pagamento de dívidas

A flexibilização do saque de contas inativas do FGTS foi confirmada por Temer
Reprodução/NBR
A flexibilização do saque de contas inativas do FGTS foi confirmada por Temer


“Eu quero declarar publicamente que não houve nenhuma modificação. Quem tiver fundo, dinheiro nas contas inativadas ( FGTS ), vai sacá-las por inteiro, qualquer valor”, afirmou o presidente.   A afirmação de Temer foi feita durante a sua participação na cerimônia que anunciou a liberação de crédito para a safra 2017/2018, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo na quinta-feira (19).

Na mesma data, o Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, usou o Twitter para confirmar a afirmação de Temer: “confirmou liberar todo o saldo da conta", dizia a sua afirmação.

LEIA MAIS: FGTS: saque de contas inativas poderá ser feito a partir de fevereiro

Você viu?

A informação de que o governo estaria revendo a autorização do saque das contas inativas do FGTS, em especial, as com valores substanciosos, foi publicada na edição de quinta-feira (19) do jornal Folha de São Paulo.  Segundo o jornal, cerca de 2% dessas contas inativas teriam o valor extremamente alto e consumiram boa parte dos R$ 30 bilhões que serão disponibilizados para o saque.

Anúncio

Em dezembro do ano passado, o governo anunciou que os trabalhadores poderão sacar os valores das contas inativas até 31 dezembro de 2015. Os saques poderão ser feitos a partir de fevereiro. Contas inativas do FGTS são aquelas que não recebem mais depósito do empregador porque o trabalhador foi demitido ou saiu do emprego.

O Ministério do Planejamento anunciará um calendário de saque com base na data de nascimento dos trabalhadores. De acordo com o governo, a medida tem potencial para injetar até R$ 30 bilhões na economia e estará disponível para 10,2 milhões de trabalhadores.

Bancos antecipam recebimento

No começo desta semana o Banco Santander, se antecipou frente a Caixa Econômica Federal, e anunciou linha de crédito para antecipação do recebimento do valor retido em contas inativas do FGTS.  Já a Caixa, informou que a partir do mês de fevereiro começa a liberar o calendário para que os trabalhadores possam consultar o saldo do FGTS retino no banco e sacar o valor que está parado.

*Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS: FGTS: saiba como fazer a consulta do saldo pela internet

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!