Em balanço divulgado nesta quarta-feira (11) a Petrobras informou que a produção média de petróleo no País teve crescimento de 0,75% na comparação com o ano anterior ao atingir 2.144.256 barris por dia. Com o resultado, a estatal comemora resultado recorde de produção e afirma ter alcançado a meta estipulada para o ano, que era de 2,145 milhões barris por dia.

+ Sem vetos, Orçamento da União de 2017 é publicado no Diário Oficial

Petrobras anuncia produção recorde em 2016
Agência Petrobras
Petrobras anuncia produção recorde em 2016


Segundo o presidente da estatal, Pedro Parente, o resultado recorde é satisfatório para todos da Petrobras . “Estamos muito felizes, porque é o segundo ano seguido que a empresa cumpre a meta de produção depois de uma série de anos em que metas de produção eram apenas uma referência, que se chegasse lá, ok, mas, se não chegasse, não tinha o menor problema. Nesta gestão, meta é uma coisa séria”, disse ele em encontro com a imprensa e diretores da estatal, na sede da companhia, no centro do Rio de Janeiro.

Ainda segundo o balanço de produção, na camada do pré-sal, a média anual no ano passado também foi recorde com a marca de 1,02 milhão de barris de óleo/dia. O resultado representa alta de 33%, em relação ao ano passado.

O resultado do gás natural também teve foi recorde em 2016, com a produção de 77 milhões de metros cúbicos (m³) diários. Se o desempenho for incluído no balanço do ano, a produção total no País chega a 2,63 milhões de barris de óleo equivalente por dia, o que representa alta de 1% acima na comparação com o igual período de 2015.

Balanço mensal

O presidente da Petrobras afirmou ainda que o bom resultado foi conquistado em dezembro, quando todos os recordes foram batidos. O resultado em dezembro da estatal apontou que a produção média de petróleo no Brasil, pela primeira vez superou a marca de 2,3 milhões barris por dia, sendo 3% maior  que o índice registrado em setembro do mesmo ano. Já a produção no dia 28 de dezembro chegou a 2,4 milhões de barris de óleo, informou o presidente da Petrobras, Pedro Parente.

Você viu?

+ Inflação oficial surpreende e fecha 2016 em 6,29%, informa IBGE

No mesmo mês, a produção de gás registrou alta de 2% na comparação com novembro, atingindo volume de 81,8 milhões metros cúbicos por dia, que, se considerado, eleva a produção de petróleo e gás natural no Brasil para 2,82 milhões de barris de óleo equivalente por dia; 6% a mais do que o registrado em igual mês do ano anterior, ou seja, 2015. “A gente tem a convicção, como já falamos reiteradas vezes, que a reputação se constrói na credibilidade, se constrói com promessas que são feitas e são cumpridas”, disse Parente.

A produção recorde é importante para a regularização do fluxo de caixa da estatal. Segundo a diretora executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, a empresa tem trabalhado com a boa prática da previsibilidade.

Solange ressaltou o que foi dito pelo presidente da estatal, ao comentar os resultados de dezembro. “Ele é um número superior à produção de várias empresas e nós atingimos esta marca em um dia só. Foi uma marca muito importante. Para completar, o que eu chamo de dias perfeitos, no dia seguinte, no dia 29, nós atingimos o recorde na produção operada do pré-sal”.

*Com informações da Agência Brasil

+ Braskem vende distribuidora quantiQ para GTM por R$ 550 milhões

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!