Serviços de nuvem podem ser úteis para as pequenas empresas por permitir maior flexibilidade para utilizar quantidades variáveis de banda larga

Brasil Econômico

Serviços de armazenamento em nuvem nem sempre precisam ser complexos; pequenas empresas podem usar estruturas mais simples e baratas
Reprodução de Internet
Serviços de armazenamento em nuvem nem sempre precisam ser complexos; pequenas empresas podem usar estruturas mais simples e baratas

Ainda é comum, nos dias de hoje, que alguns empresários de pequenos negócios vejam o armazenamento em nuvem como um processo sofisticado e, de certo modo, intimidador. Novas maneiras de utilizar este tipo de serviço, no entanto, mostram que as ferramentas de cloud podem ser benéficas para todos.

+ Saiba como as redes sociais e o e-mail marketing podem ajudar sua loja virtual

Os serviços de armazenamento em nuvem podem ser úteis para as pequenas empresas por permitir maior flexibilidade para utilizar quantidades variáveis de banda larga de acordo com as necessidades do seu negócio, pagando apenas por aquilo que for utilizado. Além disso, também simplificam a recuperação de falhas e possibilitam o acesso dos dados da empresa a partir de qualquer dispositivo, desde que haja com uma conexão de internet.

Cristiano Mendes, diretor de Business Development para América Latina da GoDaddy, listou algumas dicas que podem ser levadas em consideração ao adotar este serviço em pequenos negócios. Confira:

Experimente

Uma das maiores preocupações de pequenos negócios é o orçamento. Servidores em nuvem podem paracer exigir um grande investimento, mas nem sempre é assim. Existem pacotes e planos com limites mensais. É importante entender muito bem as regras do provedor para ter certeza do valor máximo que você vai gastar com a nuvem por mês. Existe a opção de serviços em que você paga pelo uso real, por exemplo. Conhecer as regras ajuda a controlar seu orçamento e operar seu negócio de forma mais tranquila.

+ Confira cinco dicas para empreender usando o Youtube

Procure por simplicidade

Algumas infraestruturas de nuvem são muito complexas e exigem uma equipe de TI para configurar e manusear frequentemente. Um pequeno negócio, no entanto, nem sempre precisa de um sistema tão grandioso. Dessa forma, podem ser utilizadas soluções mais simples e fáceis de usar, que atendem às necessidades do pequeno empreendedor.

Não é preciso saber integrar aplicativos ou montar suas configurações. Podem ser utilizadas soluções já integradas que ajudam a simplificar os processos e que funcionam de forma “arrasta e solta”, com explicações passo-a-passo, aumentando a praticidade.

+ Quatro passos para pais começarem a ensinar os filhos a lidar com o dinheiro

Caso você perceba que precisa de recursos adicionais, é possível aumentar seu pacote do serviço de armazenamento em nuvem, sem perder desempenho e clientes, ao mesmo tempo em que monitora seus gastos de perto.