Se você está no mundo dos negócios e quer se inspirar de maneira leve e divertida, pode apostar no cinema como aliado. Veja lista com 7 dicas

Brasil Econômico

Sim, os filmes de Holywood podem dramatizar demais ou “enfeitar” as histórias contadas. E, claro, os longas que têm a vida de negócios como plano de fundo também não fogem desta característica. Muitas vezes, encontramos situações um pouco incomuns, ou contadas de maneira a maquiar o que realmente acontece.

Porém, se você é um empreendedor e quer receber inspiração de todas as fontes possíveis, então deve ficar atento a alguns filmes, sim. Afinal, a vida imita a arte e a arte imita a vida, não é? Com essa lista produzida pelo site Entrepreneur, você pode aproveitar as dicas e conseguir captar a realidade através da ficção, tendo insights interessantes, divertidos e provocantes. Veja:

1.  How To Get Ahead In Advertising (sem tradução do português)

via GIPHY

Mesmo se você não estiver procurando por conselhos de publicidade e marketing, este filme vai conseguir te chamar a atenção e, com certeza, ensinar uma ou duas coisas sobre solução de problemas através da criatividade. De 1989, o longa foi um verdadeiro fiasco na sua estreia, mas acabou sendo “descoberto” anos depois – sendo uma sátira brilhante de como funciona a indústria da publicidade.

How To Get Ahead In Advertising é, definitivamente, feito para você pensar diferente sobre e dentro do mundo dos negócios e comércio.

Os tópicos discutidos incluem estratégia de marketing, advertising know-how, segmentação de marketing e branding.

2. Startup.com

Este é um documentário de 2001, dos Estados Unidos, que examina a criação e a falência da empresa govWorks.com, entre os anos 1999 e 2000. A startup levantou US$ 60 milhões do Hearst Interactive Media, do KKR, do Fundo de Investimento em Nova York, e do Sapient.
O filme é interessante especialmente para entendermos os altos e baixos do período retratado, além de ser uma história real de como as amizades podem ser facilmente ameaçadas com parcerias de negócios.

Os tópicos abordados incluem financiamento para empresários, levantamento de capital, gestão de crescimento, empreendedorismo, formação de equipes e habilidades de gestão.

3. Prenda-me se for capaz

Baseado em uma história real, Prenda-me se for capaz (Catch Me If You Can, 2002) é um clássico filme que exemplifica a jornada para o empreendedorismo. É interessante observar como uma mente habilidosa como da personagem Frank Abagnale (Leonardo DiCaprio) pode seduzir todos ao seu redor a fim de conseguir o que deseja.

O filme é super-recomendado para empreendedores porque aborda temas como criatividade para resolver problemas e como é possível tornar algo realmente bom em uma situação ruim, habilidades de empreendedorismo, inovação, perseverança, visão de negócios, técnicas de vendas e fontes de fundo. 

4.  Senhor das Armas

Se você gosta de comédias mais “pesadas” com uma boa quantia de ação, essa é uma boa escolha! Senhor das Armas (Lord of War, 2005) é um filme de guerra, que conta a vida de Yuri Orlov (Nicolas Cage), um imigrante da Ucrânia que decide “empreender” na rota ilegal da venda de armas. O personagem possui deixa a moral de lado por sua personalidade ambiciosa, tenaz e hábil, lidando de maneira eficaz com os riscos apresentados em seu caminho. Nada mau para empreendedores, né?

LEIA MAIS: Empreendedorismo: 12 passos difíceis, mas necessários para alcançar o sucesso

Além disso, se você quiser saber mais sobre pirataria, construção da fidelização de clientes, e técnicas de negociação, o filme pode te ajudar, já que mergulha profundamente nestes tópicos. Você, provavelmente, vai incorporar algumas das lições em seu próprio empreendimento.

Os tópicos abordados no filme incluem habilidades de empreendedorismo, mercados emergentes, resolução criativa de problemas, gerenciamento de crise, técnicas de negociação, estratégias competitivas e geopolítica.

5.  O Diabo Veste Prada

via GIPHY

O filme estrelado por Meryl Streep vai te motivar a mergulhar fundo na busca de seu emprego dos sonhos. É um longa-metragem que mostra como pode ser difícil e desconfortável enfrentar situações cotidianas quando estamos em um emprego supercotado, além de revelar como o trabalho duro pode recompensar futuramente. É também uma janela interessante para observarmos e conhecermos os bastidores da indústria fashion.

Agora, o mais interessante é para que chefes tomem consciência de quanto podem ser influentes (de forma positiva ou não) na vida dos empregados. Além disso, é uma maneira divertida de pensar sobre o mundo corporativo.

Os assuntos inclusos no filme são branding, técnicas de venda, importância da mídia e desenvolvimento de carreira.

6.  Erin Brockovich: uma mulher de talento

Empreendedores podem aprender e se inspirar
Reprodução/Wikipedia
Empreendedores podem aprender e se inspirar

Este drama é baseado em uma história real da mulher que, contra todos os obstáculos e probabilidades, tem influência na vitória do maior acordo já pago em um processo de ação direta na história. O filme tem tudo a ver com as discussões atuais, embora seja de 2000, já que incorpora o empoderamento feminino no mercado de trabalho e sublinha a importância da ética e do respeito pelos próprios escrúpulos – mesmo em face de dificuldades.

Ele toca em temas como responsabilidade social, modelos de negócios sustentáveis ​​e preconceitos de gênero no negócio.

7.  O Homem que Fazia Chover (The Rainmaker)

O filme é dirigido por Francis Ford Coppola, de 1997, e conta a história de um advogado que assume uma empresa de seguros corrupta, a fim de lutar pela vida de um menino com leucemia terminal. O Homem que Fazia Chover é um retrato fantástica da opressão (e do oprimido) , exemplificando o poder de determinação e responsabilidade social.

Os tópicos abordados incluem a responsabilidade social, ética nos negócios e direito empresarial.

Se você é empreendedor, sabe que aproveitar as dicas e as ideias de toda e qualquer fonte é uma ótima maneira de aprender e crescer. Nada melhor do que fazer isso enquanto se diverte e come pipoca, certo? Inspire-se!