77,9% dos produtos tiveram queda na produção em janeiro

Por Estadão Conteúdo |

compartilhe

Tamanho do texto

Fabricação de bens de capital caiu 35,9% ante o mesmo período no ano de 2015; é a 23ª taxa negativa consecutiva

Estadão Conteúdo

Apenas 21,5% dos produtos tiveram produção maior
Agencia Brasi
Apenas 21,5% dos produtos tiveram produção maior


A indústria registrou em janeiro deste ano o menor índice de difusão da série histórica da Pesquisa Industrial Mensal, que começa em janeiro de 2002. 77,9% dos produtos tiveram queda na produção, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre os 805 itens pesquisados, apenas 21,5% tiveram produção maior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

"É o menor porcentual da série histórica para esse indicador de difusão, o mais baixo para o total da indústria, bens de capital e bens intermediários", notou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

O índice de difusão dos bens de capital foi de apenas 13,9% em janeiro de 2016, enquanto o de bens intermediários ficou em 21,8%.

A fabricação de bens de capital despencou 35,9% em janeiro ante o mesmo período em 2015. É a 23ª taxa negativa consecutiva e a queda mais intensa desde o início da série histórica, em 2002. Todos os grupamentos tiveram recuo, mas houve destaque para a redução de 37,6% nos bens de capital para equipamentos de transporte, pressionado, principalmente, pela menor fabricação de caminhões, veículos para transporte de mercadorias, embarcações para transporte de pessoas ou cargas (inclusive petroleiros e plataformas), reboques e semirreboques, caminhão-trator para reboques e semirreboques, vagões para transporte de mercadorias e ônibus.

No caso dos bens intermediários, a queda de 11,9% na produção foi a 22ª taxa negativa consecutiva e a mais intensa desde maio de 2009, quando caiu 12,7%.

Leia tudo sobre: IndústriaProdução

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas