Taxa de empreendedorismo é a maior dos últimos 14 anos, aponta pesquisa

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Para o presidente do Sebrae, o empreendedorismo têm sido uma alternativa para contornar a crise econômica

De cada dez brasileiros adultos, quatro já possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa, revela a nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, patrocinada pelo Sebrae no Brasil. Em 2015, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39, 3%, o maior índice dos últimos 14 anos e quase o dobro do registrado em 2002, quando a taxa era de 20,9%.

De acordo com o estudo, 56% dos empreendedores que estão criando ou já abriram uma empresa identificaram uma oportunidade
iStock
De acordo com o estudo, 56% dos empreendedores que estão criando ou já abriram uma empresa identificaram uma oportunidade

De acordo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, o empreendedorismo é uma alternativa dos brasileiros para contornar as dificuldades que a economia vem passando. Para ele, é necessário promover ações que reduzam a burocracia, simplifiquem a legislação, facilitem o crédito e incentivem a educação empreendedora.

“Precisamos facilitar a vida de quem empreende ou quer empreender. Quanto mais crédito e menos tempo o empresário perde com entraves burocráticos, mais ele pode se dedicar ao seu negócio, o que gera mais emprego e renda para os brasileiros”, diz Afif. Quando comparada internacionalmente, a taxa de empreendedorismo brasileira é superior a dos Estados Unidos, México, Alemanha e dos países que compõem o Brics.

A pesquisa também revela que 56% dos empreendedores que estão criando ou já abriram uma empresa identificaram uma oportunidade. Esse número sofreu uma queda em relação aos últimos anos e voltou ao mesmo patamar de 2007, quando a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa entrou em vigor.

Saiba quais são as atitudes empreendedoras

Planejamento é a palava-chave para empreender. Estruturar o negócio e ter claro os desafios e objetivos são itens essenciais. Foto: iStockObter informações sobre o mercado, clientes, fornecedores e concorrentes é importante para seu novo negócio. Foto: iStockSaber fazer escolhas faz parte do ato de empreender. Foto: iStockO poder de persuasão do empreendedor é uma característica que faz a diferença para o negócio prosperar. Foto: iStockIdentificar boas oportunidades de negócio conforme elas aparecem é uma atitude que o empreendedor deve ter. Foto: iStockSer eficiente é uma das qualidades que o empreendedor deve ter. Foto: iStockSaber o momento certo de arriscar é fundamental. Foto: iStock


Leia tudo sobre: empreendedornegócioscriseoportunidade

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas