PJ Pereira, o publicitário que mergulhou na mitologia dos orixás

Por Paula Pacheco - iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Dono de vários prêmios no exterior, Pereira lança o primeiro livro e já tem os direitos negociados para levar a obra ao cinema, aos quadrinhos e à TV

O publicitário PJ Pereira trocou a carreira em São Paulo pela vida em San Francisco, nos Estados Unidos. Lá montou sua agência, a Pereira & O'Dell, que já faturou cerca de cem prêmios internacionais – entre eles quatro Grand Prix no festival de Cannes. Agora PJ passa por uma nova transformação na carreira. Depois de dez anos entre pesquisas e a negociação com editoras, ele acaba de publicar o livro "Deuses de Dois Mundos – O Livro do Silêncio" (editora Livros da Safra, selo Da Boa Prosa).

O livro, uma ficção, foi escrito a partir de um mergulho no universo das mitologias dos orixás africanos. Na infância, o carioca PJ conta que ouvia histórias apavorantes sobre as manifestações de religiões africanas na areia da praia do Rio na virada do ano. Mais tarde, já vivendo em São Paulo, o publicitário passou a ter contato com muitos baianos que começaram a falar mais sobre os orixás. Curioso, PJ se entregou ao assunto e pesquisou muito. Ele percebeu que sua missão era compartilhar aquele conhecimento, conforme conta em entrevista ao iG. Neste bate-papo, PJ também fala sobre a evolução da publicidade digital.

Depois do lançamento de "O Livro do Silêncio", PJ se prepara para publicar em 2014 o segundo e o terceiro volume da trilogia "Deuses de Dois Mundos". "O material que escrevi é muito grande para um livro só", explica.

O publicitário conta que comprovou no lançamento do livro e na repercussão nas redes sociais que apesar de ser um conteúdo baseado na mitologia dos orixás, não se trata de uma obra de nicho. "Tinha pai de santo, evangélicos, católicos, nerds vestidos de Star Trek. Essa ideia de que é só um pequeno grupo que se interessa é uma visão elitista", critica PJ.

Além do lançamento em livrarias, PJ fez um book trailer para divulgar o livro. O vídeo, feito pela produtora Laudry Design, de Los Angeles, segue o estilo de filmes como 300 e Sin City. A trilha tem a participação de Gilberto Gil como narrador e os músicos Otto, Andreas Kisser (Sepultura) e Pupillo (Nação Zumbi) na produção.

 

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas