Tombini afirma que recuperação da economia está em curso

No entanto, presidente do BC destacou que a retomada da economia mundial ainda é muito lenta e é uma das que mais demoram desde o surgimento da Grande Depressão de 1929

Agência Estado |

Agência Estado

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse nesta terça-feira que a economia brasileira está em pleno processo de recuperação e que o nível de atividade deve avançar ainda mais no decorrer dos próximos meses. "Há sinais consistentes de que a recuperação da economia está em curso. A recuperação ocorre em ambiente de inflação sob controle", afirmou. No entanto, ele destacou que a retomada da economia mundial ainda é muito lenta e é uma das que mais demoram desde o surgimento da Grande Depressão de 1929.

"O processo de desalavancagem das economias avançadas será um período longo", disse. Na opinião de Tombini, a Europa é o principal foco de preocupação da economia mundial na atualidade. Entretanto, ele ressaltou que as autoridades da zona do euro conseguiram progressos, especialmente para ampliar a liquidez no setor financeiro e melhorar as condições das dívidas soberanas de alguns países.

MaisTombini diz que medidas dão consistência à economia

"Esse arcabouço de medidas precisa ser testado e vai requerer importantes esforços de líderes europeus", completou. De acordo com Tombini, nos Estados Unidos, a principal fonte de insegurança está no campo fiscal, com a possibilidade de ocorrer um corte abrupto de gastos públicos. "Isso está afetando decisões de gastos das famílias e de investimentos de empresas", destacou.

"Contudo, a avaliação geral é de que haverá ao menos uma renovação parcial dos gastos tributários." Tombini acresentou que esse processo deverá ser concluído em meados do primeiro trimestre de 2013, quando estiver funcionando o novo Congresso dos EUA. O presidente do Banco Central fez palestra na 2ª edição dos encontros Exame, em São Paulo.

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG