Fazenda estuda mudanças em PIS/Cofins para 2014

"Todas as operações passarão a gerar crédito, que serão calculados com base no valor pago pelas empresas", disse o secretário Dyogo Henrique de Oliveira

Reuters |

Reuters

O Ministério da Fazenda está estudando mudanças para simplificar o PIS/Cofins e transformar a cobrança em um único tributo para entrara em vigor em 2014. As alterações, no entanto, acontecerão com a manutenção da alíquota atual, afirmou nesta terça-feira o secretário-executivo adjunto da pasta, Dyogo Henrique de Oliveira.

Segundo ele, o PIS/Cofins é um dos tributos mais complexos, sendo que apenas algumas despesas geram créditos, além de dar muito espaço para evasão fiscal. Na média entre as cobranças para cada setor, o PIS/Cofins chega atualmente a 9,25%.

"Pretendemos fazer uma reforma simplificadora com alteração nos créditos. Todas as operações passarão a gerar crédito, que serão calculados com base no valor pago pelas empresas", disse Oliveira em evento em São Paulo.

Ele explicou que o ministério deve apresentar a proposta para ser discutida com os setores industriais antes do final do ano, e o objetivo é que ela passe pelo Congresso no primeiro semestre de 2013.

(Reportagem de Danielle Fonseca)


Leia tudo sobre: ministério da fazendapis/cofinsimpostoscréditos

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG