IBGE vai mudar metodologia de cálculo do Produto Interno Bruto

Instituto explica que as alterações visam enquadrar o cálculo às recomendações de organismos internacionais

Agência Estado |

Agência Estado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira uma nota técnica em que detalha a mudança na metodologia de cálculo das Contas Nacionais.

O documento, chamado de Projeto de Revisão do Sistema de Contas Nacionais, explica que as alterações visam enquadrar o cálculo às recomendações de organismos internacionais, como a Divisão de Estatística das Nações Unidas, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Comissão Europeia e Eurostat, Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial.

Segundo o IBGE, o Projeto de Revisão do Sistema de Contas Nacionais - SCN brasileiro - tem divulgação de resultados prevista para o fim de 2014 e início de 2015.

O instituto ressalta que o projeto de revisão ainda está em fase de elaboração para incorporar as novas recomendações internacionais e para atualização da classificação e bases de dados.

As recomendações foram organizadas em: ativos não financeiros, serviços financeiros, instrumentos financeiros, delimitação de governo e setor público, e relações com o resto do mundo.

Leia tudo sobre: ECONOMICOECONOMIA

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG