O crescimento de startups e o grande interesse das pessoas em se inserir nesse mercado está cada vez maior. Segundo um levantamento, 75% das empresas mais valiosas do mundo integram de alguma forma com startups.

No entanto, este número é bastante inferior no Brasil, o que requer urgência para inovar e se preparar para atuar com as startups em conjunto, independente se for uma parceria, aquisição, investimento ou desenvolvimento de negócios.

A propósito, este plano estratégico que busca se relacionar diretamente com o mercado de startups é chamado de Corporate Venture.

Isto posto, João Gabriel Chebante, especialista em Corporate Venture do Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital, selecionou 6 livros que vão ajudar os interessados a dar seus primeiros passos para compreender e desenvolver uma estratégia inicial de atuação com startups.

Leia Também

1 – O Estilo Startup, de Eric Ries

Em resumo, o autor aborda multinacionais que anseiam uma transformação para cruzar um curso sobre sua capacidade de inovar, como a Amazon, AirBnb e Amazon. No livro, são abordados uma série de novos termos, o “lean startup”.

Além disso, contextualiza a metodologia da atuação de startups, “faça por menos, teste sempre, falhe rápido”. Desta forma , a obra apresenta os conceitos de gestão de negócios de forte crescimento e agilidade para grandes corporações.

“Ao ler este livro você compreenderá o desafio de mudança cultural e de comportamento para tal atuação. Bem como, boas dicas para os primeiros passos”, destaca João Gabriel.

2 – Do sonho à realização em 4 passos, de Steve Blank

A propósito, Steve Blank foi professor de Eric Ries, em Stanford. Com anos de estudos, elaborou um método de desenvolvimento e validação de novos negócios, chamado de Customer Development.

“Termos como Mininum Viable Product (MVP) e Product¨Market Fit nascem do bê-a-bá desta densa obra, mas incrível e fundamental para compreender a forma que startups testam, validam e escalam novos projetos”, explica João.

Leia Também

3 – Fora de Série (coletânea)

Neste livro, é possível compreender a influência das startups nas organizações e como elas funcionam Com isso, ele ensina a maneira de pensar e trajetória dos principais empreendedores do mercado de startups no país.

Confira a lista completa e saiba mais sobre cada um em 1Bilhão , parceiro do iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!