Você sabe o que é o Open Banking? Especialista explica!
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Você sabe o que é o Open Banking? Especialista explica!

O Open Banking , sistema que promete revolucionar a vida dos clientes e simplificar a burocracia das instituições bancárias, teve sua primeira fase de implementação iniciada em fevereiro.

Por enquanto, a novidade permite que os bancos compartilhem informações públicas como localização de agências e os valores e taxas dos seus produtos e serviços através de APIs. Isso poderá implicar na criação de aplicativos que agreguem as informações em um único repositório. Assim, as pessoas não mais precisarão acessar diferentes sites das instituições financeiras para comparar custos de produtos e serviços bancários, entre outras vantagens.

Contudo, pouca gente está por dentro da novidade. Levantamento realizado recentemente e encomendado pelo Banco PAN mostra que apenas 16% dos brasileiros das classes C, D e E já ouviram falar sobre open banking.

Mas o futuro é promissor: cerca de 5 milhões de brasileiros devem aderir ao sistema nos próximos meses, segundo projeção da FCamara, grupo especializado em soluções digitais, inclusive para o open banking.

O processo de implementação do open banking no Brasil começou a ser discutido em 2019, e sua implementação acontecerá ao longo de 2021. Para quem tem dúvidas sobre a novidade, o especialista em investimentos e coordenador de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Marcelo Cambria, explica mais sobre a inovação.

Para conhecer a novidade, confira a matéria completa , em 1Bilhão Educação Financeira .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!